Belém no Encontro Nacional do Tour da Experiência

Evento Nacional
Belém no Encontro Nacional do Tour da Experiência
(da Assessoria de Imprensa do Sebrae)
Bento Gonçalves – Um grupo de 23 empresários paraenses que representam 18 empresas do projeto Tour da Experiência, participaram, entre os dias 10 e 12 de março, em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, do Encontro Nacional do projeto. O evento reuniu representantes dos  cinco destinos participantes do projeto e teve como objetivo  incentivar a criação da rede nacional dos empreendedores, promover o relacionamento entre as empresas, estimular a troca de experiências dos participantes e debater sobre a sustentabilidade do projeto.
Do Pará, participaram as empresas: Amazonita, Chamma da Amazônia, Divina Comida, Ecopousada Miriti, Grupo Uauiara, Hotel Paraíso do Atlântico, Nova Turismo, Os Baioaras, Ourogema, Point do Açaí, restaurante Dom Giuseppe, restaurante Marujos, restaurante Quintela, Saldosa Maloca, Tapioquinha da Amazônia, Tapuia, Vitória Régia Turismo e Vous Volez.

Para Glenda Alves, do  restaurante Marujos, no mercado há 22 anos, o evento superou as   expectativas. “Pudemos observar que os empresários do Sul do País são bem articulados e mostraram que sabem servir muito bem. Vimos que ainda precisamos melhorar muito nossa mão de obra e que o nosso maior gargalo ainda é o atendimento. Eles estão bem organizados e trabalham muito bem os conceitos de cooperativismo e associativismo”, disse a empresária ao ressaltar que o grupo de Belém está indo no caminho certo e que atualmente estão na fase de formatação dos roteiros que incluirão passeios pelos rios da região, visitas a museus e igrejas, apreciação do pôr do sol regado à carimbó e tapioquinha, entre outros.

Ainda sobre os roteiros paraenses que serão ofertados, os empresários estão programando testes para os dias 7, 8 e 9 de abril, quando visitarão cada um dos roteiros para testar o atendimento e posteriormente disponibilizar os pacotes para os turistas.

Para Jacqueline Diniz, gestora do projeto Tour da Experiência – Destino Belém, do Sebrae Pará, a participação paraense  foi muito boa. “A demonstração de que os empresários acreditam no projeto e vislumbram a partir da utilização do   conceito de Economia da Experiência um diferencial competitivo dentro do segmento ao qual fazem parte é um ótimo sinal, pois tudo isso é resultado das ações do projeto”, observou Jacqueline ao ressaltar que os empreendimentos de Belém estão preparados para participarem do Tour da Experiência nacionalmente, pois já internalizaram o conceito. Ainda segundo ela, a formação do comitê gestor local e participação de empresários paraenses no comitê nacional que foi decidido durante o encontro para que haja continuidade e sustentabilidade do projeto também é outro ótimo sinal.

Durante o evento, o grupo paraense também fez a divulgação do destino “Belém das crenças, cheiros e sabores” com a distribuição de brindes e demonstração do carimbó.

Projeto – Economia da Experiência pretende proporcionar aos turistas experiências únicas e encantadoras da capital paraense. Realizado pelo Sebrae em parceria com o Instituto Marca Brasil, Embratur e o Ministério do Turismo, o projeto tem como objetivo aumentar o número de ações   inovadoras nos estabelecimentos contemplados, aperfeiçoar a produção turística local e satisfazer ainda mais o turista.

Belém foi a quarta capital escolhida para receber o projeto inovador, desenvolvido pela primeira vez, na região da uva e do vinho, no Rio grande do Sul. Além da capital paraense, participam as cidades de Petrópolis (RJ), Porto Seguro (BA) e Bonito (MS).

Os setores de restaurantes, hotelaria, agências de receptivo e produção associada ao turismo (artesanato e grupos culturais), atendidos pelo Sebrae no Pará foram os segmentos escolhidos para desenvolver o tema “Belém das Crenças, cheiros   e sabores”.

Atualmente, o projeto em Belém está em fase de   conclusão das consultorias de inovação nos empreendimentos (marca, cardápio, uniformes) e dos produtos a partir das vivências que vão permitir as experiências memoráveis. “Teremos a visita de inspeção do Ministério do Turismo, do Sebrae Nacional e do Instituto Marca Brasil”, lembra a gestora Jacqueline Diniz que destaca ainda que está sendo organizada visita técnica  a outro destino que participa do projeto e a capacitação dos colaboradores das empresas em atendimento ao cliente utilizando os conceitos de Economia da Experiência. “Também estamos elaborando estudo de caso com base na metodologia com lançamento previsto para o Salão de Turismo”, diz Jacqueline.

Sul – A programação do evento em Bento Gonçalves foi intensa e, já no primeiro dia os empresários participaram das palestras sobre Marketing Emocional, Benchmarking na Itália e Las Vegas e sobre Redes de Cooperação. No final da tarde houve o Talk Show Tour da Experiência onde os destinos apresentaram seus produtos inovadores.

A comitiva de Belém se apresentou como um grupo heterogêneo que reúne restaurantes, hotelaria, receptivos, agentes de viagens, grupos culturais e artesanato. “Estamos em processo de caminhada a nossa rede está se fortalecendo e já temos alguns empreendimentos que estão colocando em prática  o conceito de economia da experiência, mas esperamos crescer cada vez mais como grupo   que se apoia”, comentou Ricardo Alves Cardoso, do restaurante Divina Comida.

O segundo dia do evento foi destinado a visitas técnicas em empreendimentos locais participantes do Tour da Experiência.

Juarez e Elisabete Valduga, proprietários da Casa Valduga, recepcionaram os empresários em sua encantadora vinícola. O grupo teve a oportunidade de conhecer todo o processo de elaboração do vinho, desde o cultivo até a venda do produto. Um misto de dados técnicos, música italiana e emoções envolveu os participantes.

A outra experiência vivenciada foi a da Osteria Della Colombina. O último dia do Encontro trouxe a palestra Comunicação e Rede com Marcelo Tas, diretor, escritor e roteirista de televisão. Após a apresentação de Tas, os empresários de cada destino reuniram-se a fim de montar um comitê gestor local.

Concluído o Comitê Local, elaborou-se também o Comitê Nacional formado por 2 representantes de cada destino. O objetivo é integrar ações de   desenvolvimento do Tour da Experiência no Brasil.

O próximo encontro será realizado durante o Salão Nacional do Turismo – Roteiros do Brasil – no final do mês de maio, em São Paulo. Haverá o lançamento do Estudo de Caso do projeto.

Saiba mais em www.tourdaexperiencia.com

Os destinos participantes são:
Petrópolis – RJ
Região da Uva e   Vinho – RS
Bonito – MS

Luciana Souza

Concluiu Especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília UCB/DF. Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Pará (2012) e formação técnica em Planejamento e Organização de eventos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2008). Atualmente é diretora regional e consultora de vistos consulares na empresa Globalvisa assessoria internacional. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em agência de viagens, consultoria de visto americano, organizadora de eventos e já lecionou aulas de etiqueta empresarial, telemarketing, marketing pessoal, relacionamento, comunicação, recepção de eventos, relações interpessoais, ética e atendimento ao publico.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.