CICLO DE DEBATES AMAZÔNIAS – PAISAGENS, NARRATIVAS, SENTIDOS

CICLO DE DEBATES AMAZÔNIAS =PAISAGENS, NARRATIVAS, SENTIDOS

CICLO DE DEBATES AMAZÔNIAS: PAISAGENS, NARRATIVAS, SENTIDOS
25 a 27 de outubro de 2010 – Belém/PA
Ciclo de debates contemplado pelo edital Cultura e Pensamento 2009/2010, será realizado na cidade de Belém/PA, a fim de promover o encontro para a reflexão acerca das interpretações da Amazônia. Marcadas pela diversidade das relações espaço-temporais (daí o título referir-se a paisagens como espaço e narrativas como tempo) que projetam sentidos, a discussão deve trazer à tona interpretações dos variados lugares de enunciação, seja por meio dos discursos globais, nacionais ou locais. Esses debates são fundados na percepção do modo como o não-amazônida conceitua e enuncia a região – daí a necessidade de promover ações que ressignifiquem as formas de enunciar a região a partir das mais diversas narrativas/representações, de diversos lugares de enunciação e experiências históricas. Os interessados em participar poderão se inscrever até o dia 25 de outubro, data de início do evento.
A idéia do ciclo não se encerra em mesas redondas ou palestras com debates, acrescentam-se as reflexões propostas por representações da Amazônia no campo artístico, especialmente nas formas visuais, audiovisuais, cênicas e musicais. O projeto na região conta com a participação das três maiores instituições de ensino superior do Pará: a Universidade Federal do Pará, a Universidade do Estado do Pará, a Universidade da Amazônia e a colaboração da Universidade Federal do Amazonas. Além destas, conta-se com o fundamental apoio da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo/Núcleo de Poéticas da Oralidade, coordenado pela Profª Dra. Jerusa Pires Ferreira, e de outras IES, como Universidade de Brasília; Universidade de São Paulo e Pontificia Universidad Católica del Perú.
Estudos sobre a cultura da Amazônia, no âmbito acadêmico, têm acontecido na região e fora dela. Em 2002, realizou-se em São Paulo, um evento que se intitulou Amazônias Paraenses. Apesar da nominação, contou com a participação de um grupo de estudantes, pesquisadores e professores de outros estados da região, que naquele momento realizavam suas pós-graduações em São Paulo, a maioria ligada aos programas de Comunicação e Semiótica e de História/ PUC. Este tipo de trabalho vem sendo realizado pelas três IES envolvidas diretamente no projeto – UFPA, UEPA, UNAMA – que, ao longo de suas trajetórias, tem propiciado a discussão sobre o local, o regional e para além destes muros. No momento em que professores dos quadros efetivos, militantes nas áreas de Cultura, Comunicação, Arte e Educação, retornam de suas pós-graduações e posicionam-se em programas de pós-graduação, em grupos de pesquisa e na docência em graduação e latu sensu, essas ações tornam-se mais regulares e qualificadas. Cada uma das instituições envolvidas, a partir de seus curadores, traz sua experiência ao debate acadêmico sobre a cultura na Amazônia, nos mais diferentes aspectos, para esta ação conjunta que pretende, além do debate, também apresentar uma mostra de arte e assim:
  • Promover um espaço de discussão sobre a diversidade cultural amazônica, a partir de produtores e de pesquisadores da matéria, por meio de ciclos de debates temáticos;
  • Registrar em áudio e vídeo as discussões, bem como divulgá-las na mídia, a fim de que um maior número de interessados tenha acesso aos resultados;
  • Publicar, mediante editoras das instituições envolvidas, cadernos com resultados dos debates, para que componham acervo e currículo das IES.
Então, por meio deste ciclo de debates, espera-se promover a integração da produção acadêmica e artística e se proponham ações parceiras para o desenvolvimento da região. Almeja-se também realizar outros fóruns de debates, ampliando a representação dos Estados da região e os segmentos da sociedade envolvidos na área de cultura e educação.
Inscrições: 4 a 25 de outubro de 2010
Informações: 91 3343-3567 | 3564
PROGRAMAÇÃO
Dia 25/10 – 20h
Cerimônia de Abertura
Local : Auditório Davi Mofarrej ( Campus UNAMA – Alcindo Cacela )
Evento com a presença dos curadores do projeto, representantes das Universidades Consorciadas, Representante do MINC (a confirmar) e Representantes dos Debatedores.
Dia 26/10 – 15h
Mesa-redonda I – Amazônias: territórios, fronteiras e culturas
Tratará de assuntos relacionados à história social da Amazônia, pertinente aos movimentos migratórios e à flexibilização das fronteiras.
Coordenação: José Guilherme Fernandes
Participantes:
José Guilherme Santos Fernandes UFPa
Lúcio Flavio Pinto – Pará
Graça Silva – UEPa
RICARDO NOGUEIRA (Geografo)- UFAM
19h
Mesa-redonda II- Estética amazônica: do local ao global
Abordará as diversas linguagens simbólicas, considerando-se uma “poética” amazônica pautada no trânsito entre o local e o global.
Coordenação: Paulo Nunes
Participantes:
Paulo Jorge Martins Nunes – UNAMA
João de Jesus Paes Loureiro – Pará
Márcio Souza –  Manaus
Marisa Mokarzel 91 – Pará
Dia 27/10 – 15h
Mesa-redonda III – Representações discursivas I: Mito e imaginário na Amazônia
Abordará a construção dos  discursos do imaginário mítico amazônico a partir da perspectiva do local, considerando-se mito como um discurso fundador de realidades.
Coordenação: Roseli Risuenho Viana
Participantes:
Rosely Risuenho Viana – Belém
Jerusa Pires Ferreira –  São Paulo/SP
Eduardo Jaime Huarag Álvarez – Lima / Peru
Marcos Frederico Krüger Aleixo – Manaus
19h
Mesa-redonda IV – Representações discursivas II:  Literaturas de viagem
Abordará a construção de discursos de viajantes, na perspectiva do “Outro”, que enuncia a realidade amazônica na fronteira entre o mítico e o científico.
Coordenação: Josebel Akel Fares
Participantes:
Josebel Akel Fares – UEPa
Henryk Siewierski – Brasília
Willi Bolle – São Paulo
Amarilis Izabel Alves Tupiassu – Belém

FONTE: www.amazonias.blog.br

Luciana Souza

Concluiu Especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Católica de Brasília UCB/DF. Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Pará (2012) e formação técnica em Planejamento e Organização de eventos pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (2008). Atualmente é diretora regional e consultora de vistos consulares na empresa Globalvisa assessoria internacional. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em agência de viagens, consultoria de visto americano, organizadora de eventos e já lecionou aulas de etiqueta empresarial, telemarketing, marketing pessoal, relacionamento, comunicação, recepção de eventos, relações interpessoais, ética e atendimento ao publico.

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.