As praias constituem um recurso turístico de grande importância económica e ambiental. O seu adequado ordenamento e gestão permite, não só, o aumento da satisfação dos turistas mas também uma imprescindível sustentabilidade do meio-ambiente. O curso pretende ampliar os conhecimentos técnicos dos profissionais que trabalham na gestão de praias, tanto do ponto de vista de ordenamento e planeamento, como da perspectiva da implementação e manutenção das suas infra-estruturas. Para além disso, pretende-se o aprofundamento dos diversos sistemas de gestão da qualidade e do meio ambiente aplicáveis, analisando as suas vantagens e desvantagens.
Esta acção de formação é especialmente dirigida a responsáveis e profissionais de municípios litorais turísticos com responsabilidade no planeamento e gestão das praias, na implantação e manutenção de infra-estruturas assim como, técnicos responsáveis pela implementação e manutenção de sistemas de gestão da qualidade e do meio-ambiente (ISO 9001; ISO 14001; EMAS, Q de ICTE, etc). Também são destinatários deste curso alunos universitários nas áreas da engenharia, arquitectura, ambiente e turismo, pela sua relação com o tema.
Temas: Planeamento; Infraestruturas; Sistemas de Gestão da Qualidade e Meio Ambiente; Processos e Riscos Litorais em Praias Turísticas; Turismo Náutico e Instalações Náutico-Desportivas.
Veja aqui mais informações e ficha de inscrição.