Muito se ouve falar de sucesso, empreendedorismo, marketing pessoal, motivação etc, enfim são vários temas que nos jogam todos os dias para que possamos ser pessoas mais “realizadas”. O problema é que todas essas palavras são consequências de um trabalho e não o primeiro passo. Muitas pessoas falam desses temas com tanto domínio no assunto que na verdade estudaram apenas o conceito, mas na pratica também estão tentando alcançá-lo. E ainda pior é ver pessoas que não são exemplo de sucesso e muito menos empreendedores, mas na verdade são apenas pessoas que estudaram sobre esses temas, tem um bom domínio na fala e uma boa imagem profissional. O difícil mesmo é encontrar pessoas de sucesso que realmente desenvolveram algo e queiram falar “como” se chega lá.
Se formos pensar nos grandes homens de sucesso muitos contaram com um pouco de sorte e outros com devido planejamento, o lado ruim disso é que essas pessoas muitas das vezes elas não conseguem ensinar o caminho. Fora as pessoas que não gostam de passar o que aprenderam ou o que fizeram de diferente para alcançar o devido sucesso.
Enfim esses temas são muito relativos. Um homem que sonhava em ter uma família, mesmo com poucos recursos pode se considerar uma pessoa de sucesso. Acredito que o sucesso esteja nas metas que alcançou, é o passo entre o que se queria e o que se alcançou, mas e ai? Como se chega ao sucesso?
Vendo que muitos estão falando nisso e poucos mostrando como chegar lá, resolvi escrever essa postagem, pois acredito que tudo depende de um bom planejamento e com uma dosagem de sorte. O autor Elmer Letterman foi muito feliz nesta frase “Sorte é o que acontece quando a preparação encontra a oportunidade.”
Sou estudante de gestão de projetos e por isso acredito que tudo precise de um bom planejamento. O gerenciamento de projetos é fator de relevada importância para se desenvolver qualquer produto. Tudo hoje envolve projetos, seja tomar um banho a construir um grande prédio. Inicialmente você precisa saber o que quer depois se planejar. Trace metas, não aquelas por ano, mas sim aquelas por semana e por meses, pois assim estará se motivando a bater metas diárias para conseguir seu objetivo maior e consequentemente alcançar o resultado final. Se fracassar em algum, recomesse e continue, mas fique atendo aos prazos e aos recursos disponíveis.
Quais foram seus projetos desse ano? Quais as metas alcançadas e fracassadas? O que pode usar esse ano para melhorar ano que vem? Nada é em vão, nem suas vitorias nem seus fracassos. Tudo estar te modelando para ser o que és no futuro, mas saber o que se quer é o primeiro passo.